LIMA DUARTE COMPLETA 143 ANOS!
O povoamento de Lima Duarte é um dos mais antigos de Minas Gerais. Suas origens remontam aos fins do século XVII. De acordo com relatos históricos, a mais velha referência a respeito da região que deu origem a cidade de Lima Duarte tem a data de 1692 e ocupa-se da “bandeira” que tinha como capelão o padre João de Faria Fialho, vigário de Taubaté e um dos pioneiros dos descobrimentos de Ouro Preto.
Nessa perspectiva, Lima Duarte tem a mesma origem da maioria das cidades mineiras: um grupo de colonos se estabeleceu a beira das estradas que davam para as minerações aí se formou um pequeno núcleo colonial ao redor de uma capela erguida pelos nossos antepassados para professarem a fé. Sua primeira denominação foi Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe, e a origem deste nome se deve a Santa padroeira da primeira capelinha de Nossa Senhora das Dores, e também pelo fato do território ser banhado pelo rio do Peixe. A partir de 1721, ficou o distrito do Rio do Peixe integrado no terno de Barbacena até quase 100 anos depois de ao fazer-se independente. Nessa época a autoridade era exercida pelos Capitães-mores que acumulavam funções de Juiz de Paz e Delegado de Polícia.
Conta-se que, em 1781, corria o boato de que no rio do Peixe haviam-se descoberto faisqueiros de bom rendimento, fazendo-se extrativos pela Ibitipoca, apesar da proibição por parte do Governo, o que foi apurado e comprovado a veracidade do fato, pelo próprio governador que percorreu o local.
Mais por que passou a ser chamado mais tarde LIMA DUARTE?, Muitas pessoas inclusive, de forma equivocada atrelam o nome ao ator Lima Duarte, todavia a cidade recebeu este nome em homenagem a um médico e político barbacenense, que muito contribuiu para a emancipação do município, e se chamava José Rodrigues de Lima Duarte.
Em 1881, era discutido na Assembléia Provincial o projeto que criava o município do Rio do Peixe e elevava, conseqüentemente, esta povoação a categoria de vila, anexando-lhes as freguesias de Conceição de Ibitipoca e Santo Antônio de Olaria aprovada a Lei em 3 de outubro de 1881 sob o nº 2.804 no Governo do Senador João Florentino Meira de Vasconcelos, ficou desmembrada do município de Barbacena, é por este motivo que em 2024, Lima Duarte celebra 143 anos.
Essa foi uma síntese histórica da cidade de Lima Duarte, em breve traremos outros recortes de momentos importantes da história e da cultura do município.
Fonte principal: Livro Memória histórica sobre a Cidade de Lima Duarte e seu Munícipio/ Autor: Alexandre Miranda Delgado
Mín. 17° Máx. 26°